Há muitos produtos populares, mas poucos produtos populares sem esforço . Veja o Airbnb: embora esteja em todo lugar hoje em dia, foram necessárias três tentativas de lançamento (e uma passagem por uma aceleradora de startups) para que a plataforma de aluguel de curto prazo decolasse.
Isso não é incomum. O consenso em todo o setor de marketing é que construir um produto maravilhoso não é suficiente. O verdadeiro sucesso também requer um plano detalhado para conectar esse produto com pessoas que o usarão e o valorizarão. Em outras palavras, requer uma forte estratégia de entrada no mercado.
Então, como você cria um? Em algu construindo um plano construindo um plano mas empresas, a estratégia de entrada no mercado começa somente depois que o produto é finalizado — mas essa abordagem está caindo em desuso.
Como construir uma estratégia de entrada no mercado
“Se você fizer dessa forma, seu processo estará quebrado”, disse Dados do WhatsApp Yoni Solomon, gerente de marketing de produtos da G2, à Built In. “Isso só cria um congestionamento de coisas que estão completas e prontas para serem enviadas, mas o marketing não está pronto.”
Mais comum, agora, é que o produto construindo um plano e o marketing trabalhem em sincronia da ideação ao lançamento e além. Na verdade, muitas vezes, o marketing — ou pelo menos o mercado — lidera a ideação mais do que o produto. Se você não conhece alguém que queira um determinado produto, provavelmente não deveria começar a criá-lo.
“O pior caso”, disse Solomon, “é que você faz [o desenvolvimento do produto] de forma isolada e cria um produto para um problema que ninguém está tendo”.
Então, qual é o melhor caso? Conversamos construindo um plano com três profissionais de marketing de produtos — incluindo Solomon — sobre como construir uma estratégia de entrada no mercado mais parecida com a final do Airbnb do que com a primeira (ou segunda).
Encontre um problema valioso para resolver
Defina seu mercado
Determinar uma estratégia de vendas
Desenvolver uma estratégia de marketing eficaz por trás do produto
Teste, teste e teste novamente
Lançamento suave
Obtenha feedback do cliente
Lançamento com KPIs estratégicos e estatísticas em mente
Você pode nos dar algumas dicas sobre seu processo de criação de uma estratégia de entrada no mercado?
Yoni Salomão
Há várias fases diferentes para ir ao mercado. Na G2, na verdade, temos Como fazer vendas repetidas no WhatsApp um projeto para a estratégia de go-to-market. São cinco fases diferentes que precisam acontecer em ordem sequencial antes de considerarmos um produto de software pronto para ser lançado: ideação do produto, construção, lançamento suave, go-to-market e go-to-market continuado.
A ideação normalmente começa com um problema que poderíamos Números de AR resolver. Então as pessoas se sentam em uma sala e pensam sobre o que essa coisa poderia ser, como deveria funcionar e como deveríamos falar sobre isso. Onde ela ficaria em nosso site ou em nossa hierarquia de produtos? Então, se decidirmos construí-la, vamos para a construção, onde duas coisas estão ! acontecendo ao mesmo tempo. A equipe do produto e os desenvolvedores estão realmente construindo essa coisa, e nós, profissionais de marketing de produtos, estamos construindo nosso plano de entrada no mercado.
Diretor de Marketing de Produto na G2
Nós montamos o que é chamado de “casa de mensagens”, que é um documento ! de uma página que é nossa Bíblia para o que quer que seja essa coisa, e construímos um plano tático. Queremos uma landing page? Vamos colocar isso no site? Queremos promover isso em um e-mail para os clientes? Como vamos treinar a equipe de vendas? Queremos ter um exame de certificação? Pensamos em cada detalhe. Então há o lançamento suave, onde testamos com algumas pessoas e nos certificamos de que funciona. De lá, você vai para a fase de entrada no mercado — o lançamento. Então você entra na continuação da entrada no mercado, onde você está lançando novas campanhas e nova conscientização para ajudar a promover esse produto.